Home  ›  Publique Conosco

Publique Conosco

NORMAS PARA PREPARAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE MANUSCRITO
PARA A EDITORA UNIVALI

- Publicação de Livros -

A Editora UNIVALI tem como finalidade a difusão de obras literárias, científicas, didáticas e artísticas, preferencialmente relacionadas ao âmbito da universidade. No intuito de otimizar os esforços envolvidos na produção do livro, pedimos que o autor padronize o manuscrito de acordo com as normas constantes nesse documento, atendendo rigorosamente TODAS as solicitações.

1. Preparando o manuscrito

O manuscrito deve seguir todas as normas atualizadas da ABNT e deve apresentar formato e linguagem de livro, de acordo com os seguintes elementos:

> obrigatórios: Título (com apelo comercial e sem características de trabalho científico), Prefácio ou Apresentação, Sumário, Listas Pertinentes (obrigatórias apenas quando o livro apresenta grande número de elementos ilustrativos ou explicativos), Introdução, Conteúdo, Conclusão e Referências Bibliográficas de acordo com as normas atualizadas da ABNT.

> opcionais: epígrafe, dedicatória, agradecimentos, glossário, índice, apêndices e anexos.

Em caso de trabalhos científicos, o texto deve perder as características de uma produção voltada para análise de especialistas e se adequar a uma linguagem voltada para o público em geral, adaptando abordagem, linguagem e organização do livro, de forma que o texto fique fluído e mais enxuto, também, no que tange às citações, referências bibliográficas e notas de rodapé.

O rodapé da página deve ser reservado exclusivamente para notas explicativas (observações, comentários adicionais, esclarecimentos, complementações pertinentes ao texto do trabalho; tradução de uma citação importante; indicar dados obtidos em contatos informais; e indicar textos não publicados), de preferência, breves. O(s) autor(es) não deverá utilizar das notas de rodapé para notas de referências bibliográficas dos textos citados e consultados.

As citações deverão ser apresentadas da seguinte forma dentro do texto: “SOBRENOME DO AUTOR, ANO, PÁGINA” para citações diretas e “SOBRENOME DO AUTOR, ANO” para citações indiretas, conforme normas da ABNT. As referências bibliográficas completas deverão ser remetidas para o final do livro/capítulo/artigo.

O manuscrito deverá ser digitado em Word, em folha tamanho A4, espaço 1,5, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 (doze) para o corpo do texto, 11 (onze) para o texto de citação longa (mais de três linhas) e 10 (dez) para nota de rodapé e de legenda/nota inferior de ilustrações e tabelas.

Todas as ilustrações (desenhos, diagramas, esquemas, figuras, fluxogramas, fórmulas, fotografias, gráficos, gravuras, lâminas, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) deverão ser inseridas o mais próximos do texto ao qual se referem. O autor não deverá utilizar expressões como “ilustração abaixo, acima, a seguir” e deverá fazer todas as chamadas das ilustrações de acordo com sua respectiva numeração, exemplo: “Tabela 01, Gráfico 05, Quadro 15 etc.”. As chamadas para qualquer tipo de ilustração deverão constar na parte superior da ilustração, apresentando a palavra designativa (somente com a letra inicial maiúscula), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto (em algarismos arábicos), de um hífen e do respectivo título breve e claro em letras minúsculas (exceto a letra inicial da primeira palavra e os nomes próprios), exemplo: “Tabela 01 – Normas para preparação e encaminhamento de manuscrito para a Editora Univali”. Na parte inferior, deverá constar a fonte da ilustração e quando a ilustração for elaborada pelo(s) autor(es) deverá constar: “Fonte: Construção do(s) autor(es)”.

O recurso itálico deverá ser utilizado apenas para expressões estrangeiras.

2. Submissão do manuscrito

O trabalho deve ser entregue já com os conteúdos revisados orto e gramaticalmente, em conformidade com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em vigor desde 01 de janeiro de 2009. Devem ser entregues duas (02) cópias encadernadas, tipo brochura (espiral), frente e verso, com a OMISSÃO DO NOME DO(S) AUTOR(ES), (Blind review) dando, assim, total imparcialidade no julgamento do original. Quando o livro se tratar de uma coletânea de capítulos temáticos, o organizador deverá omitir, também, a identidade de TODOS os autores de capítulos.

Junto aos originais SEM IDENTIFICAÇÃO devem seguir, em envelope fechado, os seguintes documentos:

- Currículo resumido do autor (com endereço, telefone, e-mail para contato);
- Termo de Responsabilidade devidamente preenchido e assinado (Anexo desse documento);
- Indicação de obras relacionadas ao seu manuscrito (referência completa) nos dois últimos anos;
- Quatro palavras-chave para sua obra;
- Justificativa para publicação do livro;
- Público-alvo do livro;
- Indicação (com contato) de organizações (ou pessoa física) que podem apoiar, financeiramente, a publicação do livro (quando houver);
- CD com resumo sobre a obra, em word, fonte Arial, tamanho 12, cerca de 250 palavras, em espaço 1,5 (ou encaminhar o resumo para o e-mail editora@univali.br);

Todos os documentos acima relacionados e os manuscritos deverão ser entregues ou encaminhados via Correio para:

Editora Univali
Rua Uruguai, 458, Centro
Bloco B6, Sala 105
Itajaí (SC) - CEP 88302-202

3. Processo de avaliação

A aprovação para publicação é deliberada pelo Conselho Editorial da UNIVALI, que tem total isenção e respaldo institucional para decidir. Nenhum membro da Editora participa do Conselho. O original será analisado por dois (02) Relatores desta e/ou de outra instituição, que emitirão Parecer Técnico quanto à pertinência da publicação. A identidade dos Relatores será mantida em sigilo.

A Editora Univali possui a prerrogativa de publicar o livro apenas no formato de livro digital, quando entender que essa é melhor forma de comercialização da obra.

A Editora Univali possui a prerrogativa de não publicar o manuscrito, mesmo havendo pareceres de aprovação, quando entender que o manuscrito aprovado não possui viabilidade comercial.

Após a avaliação do original, o autor receberá (via correio ou correio eletrônico) os pareceres de avaliação sem a identidade dos avaliadores, bem como, a carta da Editora Univali com a decisão final em relação ao manuscrito.

Na hipótese da publicação do livro estar condicionada às reformulações solicitadas pelo Conselho Editorial e/ou Pareceristas, o manuscrito será publicado somente se o autor acatar as solicitações de reformulações ou justificar o motivo pelo qual não concorda com as solicitações. A justificativa do autor será analisada pelo(s) parecerista(s) que solicitou as reformulações não acatadas.

O autor tem um prazo máximo de 45 dias para reformular o manuscrito e entregar na editora. Caso descumpra esse prazo, o manuscrito deverá ser submetido ao Conselho Editorial novamente.

A Editora não informa, em hipótese alguma, pareceres por telefone ou para outras pessoas que não o próprio autor.
Caso o original seja recomendado para publicação, o autor deverá encaminhar para a Editora os seguintes arquivos:

- 01 via do arquivo digital com extensão .doc do livro;
- 01 via do arquivo impresso e encadernado;
- Todas as ilustrações que compõem o livro, devidamente identificadas, em arquivos TIFF ou JPEG, com resolução mínima de 300 DPI;
- Sinopse do livro com apelo comercial (máximo 02 parágrafos).

A Editora UNIVALI responsabiliza-se pela edição do livro.

4. Processo de edição

A Editora poderá buscar parcerias e/ou coedição, apoio de outra instituição e/ou empresa, ou financiamento de parte da edição pelo próprio autor. Neste caso, será lavrado um contrato de parceria, celebrado entre as partes interessadas.

O projeto gráfico, a capa, o título do livro e o preço de venda são decididos pela Editora Univali. Todos os componentes que envolvem o projeto gráfico e a elaboração da capa são frutos de estudos que consideram o posicionamento estratégico da editora diante de seus públicos, o assunto abordado no livro, o apelo comercial, aspectos de marketing e aspectos emocionais que influenciam direta ou indiretamente na comercialização do livro. O profissional responsável por esse processo possui experiência de mercado, portanto, não cabe ao autor interferir nessa decisão. Aceita-se sugestões, mas o produto final é uma peça de marketing que poderá não condizer com o gosto pessoal do autor, que deverá acatar as orientações da editora.

Após a aprovação e inclusão no cronograma da Editora, passa-se à preparação do texto, que consiste em revisão orto-gramatical e sua adequação às normas de publicação. Segue-se ao projeto gráfico, à programação visual, criação e arte-finalização de capa. Realiza-se, também, a catalogação e a obtenção do ISBN - Código de Barras e Depósito Legal junto à Biblioteca Nacional. Após a revisão final, o material é encaminhado para impressão.

O prazo médio para publicação de um exemplar é de 09 (nove) meses, desde a data em que foi aprovado. Esta data pode ser alterada em função do retorno das reformulações por parte do autor e das rotinas da Editora.

5. Direito autoral e descontos para o autor

O autor receberá, a título de Cessão de Direto de Publicação o percentual de 8% (oito por cento) sob o valor de capa do livro, pagos em reais conforme os livros forem comercializados. O pagamento ao autor terá sua periodicidade baseada na experiência de venda do livro, podendo ser mensalmente até semestralmente. Junto ao pagamento do direito autoral, o autor ganhará, na primeira tiragem, uma cortesia de 05 (cinco) exemplares de sua obra.

Nos casos de livro com mais de um autor/organizador, o pagamento do direito autoral será feito para o autor/organizador principal, responsável por assinar o “Termo de Responsabilidade” e este deverá fazer a divisão do pagamento entre os demais autores/coautores conforme julgarem melhor.

Caso seja de interesse do autor adquirir mais livros junto à editora, será concedido a ele o desconto de 15% (quinze por cento) sob o preço de venda praticado pela Editora, já descontado nesse valor, 8% (oito por cento) referente ao pagamento de direito autoral, ou seja, a editora não fará acerto de direito autoral com o autor dos livros comprados por ele mesmo.

Por um período de 10 (dez) anos, a contar da data de assinatura do contrato junto com o autor, a Editora Univali possui direito sobre qualquer tiragem (nova edição ou reimpressão) da obra.

A propriedade intelectual da obra pertence ao autor, portanto, deverá constar na ficha técnica do livro, o ©copyright junto ao nome do autor.

6. Distribuição e divulgação do livro

A Editora Univali é responsável por disponibilizar o livro para comercialização na loja virtual (www.univali.br/editora), bem como por distribuir o livro para todo o Brasil, por meio de rede de distribuição estabelecida, que contempla livrarias, livreiros e distribuidores em geral.

A divulgação do livro é responsabilidade tanto da editora como do autor.

7. Outras informações importantes

A Editora Univali não publica, em forma de livro, textos que já estejam publicados ou disponíveis na internet. No caso de coletâneas, artigos ou capítulos que já tenham sido publicados em outro local deverão ser alvos de revisão por parte dos autores, antes mesmo de serem submetidos para avaliação.

Todo manuscrito submetido passará por uma pré-avaliação e se não estiver em conformidade com todas as exigências desse documento, será devolvido ao autor, antes mesmo de ser submetido ao Conselho Editorial.

TERMO DE RESPONSABILIDADE



Eu, _____________________________________________________________________________________,

Nome do Autor/Organizador responsável pelo manuscrito)

após ter lido e estar de acordo com as Normas para Preparação e Encaminhamento de Manuscrito para a Editora UNIVALI, disponível em: http://siaiapp28.univali.br/PubliqueConosco.aspx, afirmo minha responsabilidade sobre o envio do manuscrito intitulado: ________________________________________
______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________,
de Autoria de (Nome(s) completo(s) do(s) Autor(es)/Organizadores(s)):
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________.

e declaro que:

  1. o manuscrito em anexo foi redigido de acordo com as diretrizes éticas e as Normas para Preparação e Encaminhamento de Manuscrito da Editora UNIVALI.
  2. concordo com a transferência dos direitos sobre a publicação resultante à Editora UNIVALI nos termos por esta estipulados.
  3. o manuscrito por ora encaminhado não foi publicado ou submetido a outra Editora para publicação e não há, por parte do(s) autor(es)/organizador(es) do manuscrito, qualquer impedimento à publicação do mesmo.
  4. o manuscrito foi lido e aprovado por todos os seus autores ou coautores e é do conhecimento destes os termos contidos nas Normas para Preparação e Encaminhamento de Manuscrito da Editora UNIVALI.
  5. os textos, imagens, fotos e similares não originais e utilizados no manuscrito são de domínio público ou autorizada a utilização e, portanto, não confere ônus à Editora Univali quanto aos direitos autorais.
  6. é de minha inteira responsabilidade as informações contidas no manuscrito e quaisquer ações legais delas decorrentes.


________________, ____ de ____________ de __________.



_____________________________________
Assinatura do proponente




Baixar este documento
Para reclamações, clique aqui
PROCON-SC

Central de Atendimento Univali

0800 723 1300

Copyright - Univali.br - 2013 - Todos os direitos reservados